google-site-verification=aBKq9w_3N0XA4_HVszxbG2XoZSXV8tnvg1ggROlmDVE G-1ND47R3WN7 AW-610993973
top of page

2024 - As tendências de marketing para que nos devemos preparar!

Tendências de marketing e comunicação para 2024

O mundo do marketing e da comunicação está em constante mudança, e as tendências para 2024 já se começam a desenhar.

Para quem se quiser manter competitivo, é preciso estar atento a estas tendências e adaptá-las às suas estratégias.

Algumas das principais tendências de marketing e comunicação para 2024, e que já perspectivam:

  • A ascensão do marketing de influência: Os influenciadores digitais continuam a crescer em popularidade, e as marcas estão cada vez mais investindo em marketing de influência. Em 2024, o marketing de influência será ainda mais importante, com as marcas buscando influenciadores que tenham valores e objetivos alinhados aos seus. Há sinais de algumas alterações nesta forma de contato com o público, mas para já "influencie-se".

  • A importância da personalização: Os consumidores esperam que as marcas ofereçam experiências personalizadas, e isso vale para todas as etapas do relacionamento, desde o reconhecimento até a fidelização. Em 2024, as marcas que não personalizarem suas comunicações perderão clientes para as que o fizerem. E num mundo tecnológico, temos de preparar os sistemas para essa sincronização.

  • O foco na experiência: Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a experiência que têm com as marcas, e isso inclui não só o produto ou serviço em si, mas também o atendimento ao cliente, a jornada de compra e o relacionamento com a marca. Em 2024, as marcas que oferecerem experiências memoráveis e positivas terão uma vantagem competitiva. Outro fator para o que contribui a personalização.

  • O uso da tecnologia: A tecnologia está a transformar o marketing e a comunicação, e as marcas que não a adotarem ficarão para trás. Em 2024, veremos o uso crescente de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada no marketing e na comunicação.

  • A importância da sustentabilidade: A sustentabilidade é uma preocupação crescente dos consumidores, e as marcas precisam estar atentas a isso. Em 2024, as marcas que se posicionarem como sustentáveis terão uma vantagem competitiva.


Casal atento às tendências nos computadores

de comunicação


Algumas perspectivas de implementação das tendências de marketing:

  • Marketing de influência: As marcas podem investir em marketing de influência por meio de parcerias com influenciadores digitais que tenham um público alinhado com o seu target. As parcerias podem incluir a criação de conteúdos, a promoção de produtos ou serviços ou até mesmo a realização de eventos. Mas deve ser sempre desenvolvida tendo em consideração os valores da marca e os seus objetivos.

  • Personalização: As marcas podem personalizar suas comunicações por meio da análise de dados, que permite identificar os interesses e necessidades dos consumidores. Os dados podem ser reunidos a partir de diversos canais, como sites, redes sociais e CRM. A integração de plataformas e tecnologia ganha importância.

  • Foco na experiência: As marcas podem focar-se na experiência dos consumidores através da melhoria do atendimento ao cliente, da simplificação da jornada de compra e da criação de um relacionamento mais próximo com os clientes. Igualmente a apresentação de soluções e ofertas que de vão, de facto, ao encontro dos interesses dos consumidores, seja em B2C ou B2C.

  • Uso da tecnologia: As marcas podem usar a tecnologia para melhorar a eficiência e a eficácia de suas estratégias de marketing e comunicação. Por exemplo, a inteligência artificial pode ser usada para automatizar tarefas, a realidade virtual pode ser usada para criar experiências imersivas e a realidade aumentada pode ser usada para melhorar a interação com os clientes. As marcas têm de ter a consciência de que algumas destas tendências devem contribuir e desenvolver-se de forma integrada.

  • Importância da sustentabilidade: As marcas podem se posicionar como sustentáveis por meio de ações concretas, como a redução do uso de recursos, a adoção de práticas de reciclagem e a compensação das emissões de carbono. São temáticas que ganham relevância junto de todos os públicos, mas devem ser desenvolvidas com um propósito e de forma real. Nunca recorrendo ao "green-washing".

Essas são apenas algumas das tendências de marketing e comunicação para 2024. É importante que as empresas estejam atentas a essas tendências e adaptem suas estratégias de acordo com elas.



O que são estas tendências de marketing e comunicação?


Para os menos familiarizados com estas atividades e temáticas, vamos explorar uma pouco estes temas e a sua aplicação.


Marketing de influência

Influencer digital a gravar vídeo com produtos

O marketing de influência é uma estratégia de marketing que utiliza influenciadores digitais para promover produtos ou serviços. Os influenciadores são pessoas que têm uma forte audiência nas redes sociais dentro da sua área de presença digital, e que são seguidos por pessoas que confiam nas suas recomendações. Em 2024, o marketing de influência será ainda mais importante, pois os consumidores são cada vez mais influenciados por recomendações de pessoas que conhecem e admiram. As marcas que quiserem se destacar precisam investir em marketing de influência com influenciadores que tenham valores e objetivos alinhados aos seus.

Personalização A personalização é uma estratégia de marketing que visa adaptar as comunicações às necessidades e interesses individuais dos consumidores. As marcas podem personalizar suas comunicações por meio da análise de dados, que permite identificar os interesses e necessidades dos consumidores. Em 2024, a personalização será ainda mais importante, pois os consumidores esperam que as marcas ofereçam experiências personalizadas. As marcas que não personalizarem suas comunicações perderão clientes para as que o fizerem.

Foco na experiência

Cliente feliz numa loja retalho

O foco na experiência é uma tendência que enfatiza a importância de proporcionar aos consumidores experiências positivas e memoráveis. As marcas podem focar na experiência dos consumidores por meio da melhoria do atendimento ao cliente, da simplificação da jornada de compra e da criação de um relacionamento mais próximo e personalizado com os clientes. Em 2024, o foco na experiência será ainda mais importante, pois os consumidores estão cada vez mais preocupados com a experiência que têm com as marcas. As marcas que oferecerem experiências memoráveis e positivas terão uma vantagem competitiva. Para além de que os consumidores estão dispostos a pagar mais quando têm este tipo de relacionamento com a marca.

Uso da tecnologia

jovem com óculos de realidade virtual

A tecnologia está a transformar o marketing e a comunicação, e as marcas que não a adotarem ficarão para trás. Em 2024, veremos um uso crescente de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada no marketing e na comunicação. A inteligência artificial pode ser usada para automatizar tarefas, a realidade virtual pode ser usada para criar experiências imersivas e a realidade aumentada pode ser usada para melhorar a interação com os clientes. As marcas que usarem a tecnologia de forma eficaz terão uma vantagem competitiva.

O alinhamento com as restantes tecnologias da automação no marketing, e a sua integração, irão contribuir para a melhoria da resposta em termos de personalização, experiência e relacionamento com o cliente.

Importância da sustentabilidade A sustentabilidade é uma preocupação crescente dos consumidores, e as marcas precisam estar atentas a esta tendência. Em 2024, as marcas que se posicionarem como sustentáveis terão uma vantagem competitiva.

Sustentabilidade em edifício. Varandas verdes

As marcas podem se posicionar como sustentáveis por meio de ações concretas, como a redução do uso de recursos, a adoção de práticas de reciclagem e a compensação das emissões de carbono. As marcas que demonstrarem um compromisso verdadeiro com a sustentabilidade serão mais atraentes para os consumidores conscientes. Mas esta abordagem tem de ser real e verdadeira, não recorrendo ao chamado "green-washing" (ou falsas medidas sustentáveis ou amigas do ambiente). Esta postura pode causar danos reputacionais de que poucas marcas recuperam.



Exemplos de utilização destas tendências em 2024


Aqui ficam alguns exemplos da sua utilização, sucesso e relevância para todas as marcas e como podem ser implementadas ou trabalhadas:

Marketing de influência:

  • A marca de roupa desportiva Nike fechou uma parceria com a influenciadora digital brasileira Camila Coelho para promover sua nova coleção de ténis. A parceria incluiu a criação de conteúdos exclusivos para as redes sociais da Camila, além da sua participação num evento da Nike.

  • A marca de cosméticos Avon lançou uma campanha de marketing de influência com a influenciadora digital Bruna Marquezine. A campanha incluiu a participação da Bruna numa série de vídeos e fotos para as redes sociais da Avon, além de uma promoção que oferecia descontos em produtos da marca.


Personalização:

  • A marca de e-commerce Amazon usa a análise de dados para personalizar as recomendações de produtos aos seus clientes. A Amazon também usa a personalização para oferecer ofertas personalizadas e para direcionar anúncios aos clientes com base nos seus interesses.

  • A marca de roupas Zara usa a análise de dados para personalizar a experiência de compra dos seus clientes nas lojas físicas. A Zara usa sensores para rastrear o movimento dos clientes pela loja e para oferecer recomendações de produtos personalizadas.


Foco na experiência:

  • A marca de tecnologia Apple é conhecida por seu foco na experiência do utilizador. A Apple investe em design, funcionalidade e atendimento ao cliente para oferecer experiências positivas e memoráveis.

  • A marca de hotelaria Ritz-Carlton é conhecida por seu foco no serviço personalizado. O Ritz-Carlton oferece aos seus clientes um serviço personalizado e atencioso, que visa responder às suas necessidades individuais. E que se apresenta ao longo das unidades do grupo hoteleiro.


Uso da tecnologia:

  • A marca de automóveis Tesla utiliza a inteligência artificial para criar experiências de condução personalizadas. A Tesla usa a inteligência artificial para adaptar o desempenho do carro às preferências do condutor.

  • A marca de jogos eletrónicos Fortnite usa a realidade aumentada para criar experiências de jogo mais imersivas. A Fortnite usa a realidade aumentada para permitir que os jogadores vejam o mundo do jogo no mundo real. O que ainda cria uma experiência mais personalizada.


Importância da sustentabilidade:

  • A marca de roupas Patagonia é reconhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade. A Patagonia usa materiais reciclados e sustentáveis nos seus produtos, além de apoiar projetos de conservação ambiental.

  • A marca de cosméticos Natura é conhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade. A Natura utiliza ingredientes naturais e renováveis nos seus produtos, além de investir em projetos de reflorestamento.


Esses são apenas alguns exemplos, e existem muitas outras maneiras de implementar essas tendências. É importante que as marcas adaptem estas estratégias às suas necessidades e objetivos específicos.

A sua utilização, de diversas formas, e de acordo com os orçamentos disponíveis, vai aproxima-las do cliente atual ou potencial, e criar uma relação que trará frutos a médio e longo prazo.

Um cliente com quem se relaciona é um cliente que retorna, e que terá sempre como primeira recordação a sua marca quando necessitar de um item dentro da sua oferta.



Profissional a pensar no futuro

Preparar um novo ano, é algo que é importante para a marca, também para contemplar orçamento para esse plano, assim como para garantir que o seu negócio beneficia das soluções que o seu cliente procura, e que ao longo do ano o volume de negócios já é adquirido e garantido fruto da sua relação com os seus públicos.

Um cliente habitual é mais barato que a aquisição de um novo. Talvez seja altura de colocarmos isso em prática.


E então? Por onde vamos começar?

3 views0 comments
bottom of page