A Comunicadores & Associados...

Atualizado: Fev 24

É verdade. A Comunicadores & Associados nunca foi tema de um post no nosso blog.

Apesar de já começar a ter uns anitos de existência, e de sempre termos tido a nossa "visão" e alguma informação "sobre nós" cá no site, aliás como muitos outros, nada de mais personalizado e ilustrativo foi escrito (pelo menos por aqui, e se não foi aqui por onde mais...) .


O que muitas vezes contamos e explicamos a clientes e amigos é que a Comunicadores & Associados nasce com alguns amigos a juntarem-se (estávamos no rescaldo de mais uma das várias crises em Portugal) para procurarem angariar mais trabalhos na área da comunicação juntando as suas "especialidades".


Diga-se que foi um grupo muito equilibrado, mesmo em termos de género (estava 50/50) pelo que nem precisamos de quotas. Para além disso juntaram-se quatro áreas diferentes, logo ali para arrancar.


Mas por detrás deste arranque, com algumas noites de debates e preparações, havia alguns pressupostos:

- Angariar trabalhos para todos, sempre que possível;

- Trabalhos com a colaboração de outros freelancers, sempre que se justificasse;

- Proporcionar a todas as empresas/organizações com quem trabalhássemos, independentemente da sua dimensão e actividade, a oportunidade de "comunicar" de forma profissional e a um preço justo.


Ao fim destes anos, muitos parceiros se têm juntado a nós em inúmeros projectos e actividades, sempre em pé de igualdade.

E temos o orgulho (perdoando a imodéstia) de termos feito alguns trabalhos para micro ou pequenas empresas, assim como para multinacionais.

Sempre com o mesmo profissionalismo, dedicação e empenho em qualquer uma das situações.

E sempre com o mesmo objectivo de sucesso para as necessidades desses clientes.


Esperamos manter esse propósito a todos os níveis, nomeadamente dando oportunidade a muitos mais "freelancers", em muitos mais projectos.


Com este propósito e visão para um projecto, muitos estranham como surge uma "medusa" como nosso símbolo.

A questão, para além de adorar-mos esteticamente a nossa medusa de estimação, é que a Medusa não é só aquela personagem que Perseu matou porque ela transformava em pedra a todos só com o olhar.

Como em todas as tragédias gregas (e que envolvem deuses ainda por cima), a história é um pouco mais complexa.


A Medusa, de acordo com uma das versões, era uma das belas górgonas, e que por ciúmes de Atena (supostamente deusa da sabedoria) foi transformada, com as suas irmãs, em monstros que transformavam em pedra com o olhar.

Um dos motivos desses ciúmes por parte de Atena, foram as intenções de Poseidon para com Medusa, que por vingança retirou também a Medusa a sua imortalidade.

Por isso Perseu a conseguiu matar.


Assim, algo belo, jovem e com futuro, foi despojado das suas hipóteses por alguém mais poderoso e por motivos algo fúteis (para quem seria deus da sabedoria).


Por isso, achamos que toda esta trama (mesmo apesar de tudo o que se passou depois com Perseu e que conduziu à morte de Medusa) retratava muitas das injustiças que algumas empresas poderiam passar, e que nós, no rescaldo de uma crise e de problemas de emprego, etc., acabamos por defrontar também. Sem culpa ou escolha.


Retratava, assim, aquilo que tínhamos por propósito, e que criamos como sendo das primeiras (qui ça a primeira) agência colaborativa que trabalha numa lógica "agile".


Curioso que, como em muitas outras circunstâncias, estivemos sempre um bocado à frente. Eis que, desta forma, ficam a conhecer um pouco melhor a Comunicadores & Associados.

Que, já agora, é Comunicadores por estar ligada à comunicação empresarial (dahhh), e Associados por nos juntarmos/associarmos sempre que queremos levar a cabo um projecto ou desafio que nos lançam, aos profissionais necessários. Mas que partilhem os nossos valores e propósitos.


E que necessitam todos.


Por isso não hesite, lance-nos um desafio. Mais uma vez uma crise servirá para demonstrar que continuamos fiéis aos nossos propósitos, valores e objectivos - e à nossa Medusa.

10 visualizações0 comentário