No dinâmico cenário do marketing atual, empresas e marcas em Portugal buscam estratégias inovadoras para se destacar e conquistar os seus objetivos. Entre as abordagens promissoras que surgem neste contexto, o Marketing Holístico apresenta-se como um fator diferenciador poderoso, capaz de impulsionar resultados e fidelizar clientes.
Mas o que é, afinal, o Marketing Holístico?
A palavra “holístico” tem origem em “holos”, que em grego significa “todo” ou “inteiro”.
Na sua essência, o Marketing Holístico representa uma mudança de paradigma, transcendendo a visão fragmentada do marketing tradicional e abraçando uma perspectiva integrada e abrangente.
Nesta abordagem, todos os departamentos da empresa, desde o marketing e vendas até ao atendimento ao cliente e produção, trabalham em sinergia para oferecer uma experiência única e coesa ao consumidor, em todos os pontos de contato com a marca.
O marketing holístico é uma abordagem estratégica que visa integrar todas as atividades de marketing de uma empresa, criando uma experiência consistente e coerente para o cliente.
Esta filosofia considera o negócio como um todo, não como uma entidade com diversas partes separadas e estanques.
Por outras palavras, o marketing holístico envolve todos os membros e áreas da empresa para gerar uma imagem positiva para o consumidor e resultados positivos para a organização12.
Grandes marcas como a Apple, Nespresso, Samsung, Heineken e Nike aplicam esta visão holística nas suas ações de marketing com sucesso.
Afinal, os diversos departamentos de uma empresa deveriam convergir para os mesmos objetivos, certo?
É por isso que recomendamos fortemente a implementação desta cultura nos seus projetos.
Para facilitar a compreensão do conceito, comparemos uma empresa com o corpo humano: a anatomia humana conta com membros, órgãos, ossos, células e outros componentes com diferentes funções, mas o funcionamento perfeito da máquina depende da colaboração de todos eles, com o objetivo de manter a pessoa viva e funcional.
Da mesma forma, o marketing holístico tem em consideração uma visão integrada dos sistemas, cuja finalidade é o bem comum.
Os quatro pilares do Marketing Holístico
Das organizações pequenas às maiores, estes quatro pilares têm de ser desenvolvidos com uma forte orientação para os objetivos e metas da organização.
Estes são os pilares do marketing que servem o desenvolvimento de um Marketing Holístico:
· Marketing Integrado
· Marketing Relacional
· Marketing de Performance
· Marketing Interno
Como se desenvolve uma estratégia de Marketing Holístico?
A construção de uma estratégia de Marketing Holístico sólida envolve algumas etapas essenciais:
Visão holística: Abandonar a visão fragmentada do marketing e adotar uma perspectiva abrangente que integre todos os “stakeholders” da empresa.
Alinhamento estratégico: Alinhar os objetivos de marketing com os objetivos gerais da empresa, garantindo que todas as ações estejam orientadas para o sucesso do negócio.
Mapeamento da jornada do cliente: Compreender profundamente a jornada do cliente, do primeiro contato à fidelização, identificando os pontos de contato e as oportunidades de otimização.
Desenvolvimento de personas: Criar personas detalhadas do público-alvo, com suas características, necessidades e comportamentos, para orientar as ações de forma personalizada.
Omnipresença da marca: Garantir a coesão da marca em todos os canais de comunicação, desde o website às redes sociais, até ao atendimento do cliente e materiais promocionais.
Medição e análise: Monitorizar os resultados de forma contínua e realizar análises para otimizar as ações e aprimorar a estratégia ao longo do tempo.
Estrutura robusta para o sucesso:
Uma estrutura sólida para o Marketing Holístico contempla os seguintes elementos:
Marketing de Conteúdo: Criar conteúdo relevante, informativo e envolvente, utilizando os canais mais adequados para cada público-alvo.
Marketing Digital: Implementar estratégias eficazes de marketing digital, como SEO, SEM, e-mail marketing e marketing de redes sociais, para alcançar e envolver o público-alvo.
Branding: Desenvolver e fortalecer a marca, construindo uma identidade única e memorável que se conecte com o público-alvo.
Relacionamento com o Cliente: Construir relacionamentos duradouros e positivos com os clientes, através de um atendimento impecável e ações personalizadas.
Experiência do Cliente: Oferecer uma experiência ao cliente excepcional em todos os pontos de contato, desde a compra até ao pós-venda.
Benefícios do Marketing Holístico para empresas e marcas:
Visão holística do negócio: Permite uma visão completa do negócio e dos seus “stakeholders”, facilitando a tomada de decisões mais assertivas.
Aumento da conversão e fidelização: Uma experiência coesa e personalizada do cliente em todos os pontos de contato impulsiona a conversão e fideliza os clientes.
Fortalecimento da marca: A coesão da marca em todos os canais fortalece a imagem da empresa e a torna-a mais memorável para o público-alvo.
Melhoria da reputação: Uma experiência positiva do cliente gera avaliações positivas e melhora a reputação da empresa. O UGC (User Generated Content) é a nova forma de “passa a palavra” e a melhor validação e reconhecimento.
Redução de custos: A otimização das ações de marketing e a fidelização dos clientes podem levar à redução de custos e à maximização do ROI.
Resumindo
Então, resumindo, o Marketing Holístico necessita de uma estratégia e de que toda a empresa aja de forma orgânica, de forma a manter este "organismo" a funcionar de forma correta e saudável.
A estratégia que deve começar por ser a da empresa, e depois irá evoluir para o do Marketing Holístico e em todas as suas variáveis.
Se tudo funcionar desta forma, os resultados e os recursos terão um performance melhorada e significativa para toda a estrutura e, principalmente, para os seus clientes.
Autores e referências em Marketing Holístico:
Philip Kotler: Considerado o pai do marketing moderno, Kotler é autor de diversos livros sobre o tema, como "Marketing de A a Z" e "Marketing para o Século XXI", que abordam a importância da visão holística do marketing.
Al Ries e Jack Trout: Autores do livro "Posicionamento: A Batalha pelas Mentes dos seus Clientes", Ries e Trout defendem a importância de criar um posicionamento único e memorável para a marca no mercado.
Ram Charan: Autor do livro “Rethinking Competitive Advantage - New Rules for the Digital Age”. A importância da adequação da estratégia a esta nova realidade.
Juntos, podemos construir uma estratégia de Marketing Holístico poderosa que levará a sua empresa ao próximo nível!
*“8 principais vantagens do Marketing Holístico”, Neil Pattel. Consultado em 04/06/2024 no endereço https://neilpatel.com/br/blog/marketing-holistico/ .
Comments