Streaming e Eventos on-line

A alteração da nossa actividade on-line, resultado da pandemia e do trabalho remoto (Work from Home - WFH), e o incremento no recurso a todo o tipo de soluções digitais, obrigou as marcas a alterarem a forma como estão presentes e como se relacionam com os seus clientes.


Entre estas formas de relacionamento está a realização de "streamings" e eventos on-line, que vão para além da mera gestão de uma presença digital, como seja um website ou a gestão das redes sociais. Apesar de não deixarem de ser um complemento.


Mas e a utilização destas soluções trás mesmo uma mais valia para as marcas?


Trás, mas como em tudo o que é desenvolvido por uma marca ou produto, deve ser encarado com profissionalismo e de modo a que transmita realmente o que representa essa marca ou produto.

Vai para além de uma gestão "amadora" de quem gere um perfil pessoal numa qualquer plataforma, e entra no nível de "promoção" de uma imagem e sentimento do que é a marca ou o produto.


Por isso, se o resultado for "fraco", o que vai transmitir é esse mesmo sentimento junto dos potenciais interessados.


Tal como qualquer influenciador que desenvolve e faz crescer a sua presença, que com a sua "profissionalização" passa a utilizar recursos técnicos mais complexos, uma marca/produto, tem de iniciar as suas actividades neste âmbito já com essa dinâmica e ambição.


Não se quer dizer que haja a necessidade de realizar grandes produções para cada acção.

Até porque nem todas as marcas têm capacidade financeira para esse tipo de investimento.


Mas há que retirar vantagens deste tipo de acções.

E sim, também é possível promover, obter notoriedade e mesmo monetizar este tipo de acções.


Daí que mesmo na Comunicadores & Associados já termos começado a proporcionar aos nossos clientes (e aos que ainda não o são) a possibilidade de utilizarem estes serviços de forma profissional, mas com um investimento comportável.


Muitos vão perguntar: "então vai-se poder fazer com umas aplicações gratuitas e sem investir em nada, certo?"

- Errado.


Tal como os produtos que cada empresa comercializa, a sua qualidade, representa um custo e um preço final. O mesmo se passa com as soluções que contribuem para incrementar as vendas.

Para além de que o investimento em tempo, também é um investimento financeiro. E com alguma ajuda e investimento técnico, os resultados sobem bastante de nível.


Mas afinal quais as vantagens deste tipo de acções on-line?


Várias! Dependendo da marca ou produto pode ser realizada a apresentação de produtos, a dinamização de negócios e networking (mesmo durante os eventos), a distribuição de informação, e mesmo a venda, entre outas acções.


As acções podem gerar valor para a marca ou produto, de uma de duas formas (por vezes é possível reunir as duas): valor perceptual ou valor monetário.


Esta distinção tem relação com o objectivo e propósito que é definido com a decisão de realizar uma acção online.


O valor perceptual está relacionado com a geração de notoriedade e de reconhecimento da marca ou produto. O objectivo é gerar interesse ou demonstrar as suas características e mais valias.

Ou os seus pontos fortes.

Desta forma a audiência irá conhecer e reconhecer vantagens em adquirir a solução.

Não é objectivo da acção realizar vendas imediatas.

Igualmente neste âmbito se enquadra a oportunidade de realizar networking e divulgar/distribuir informação.


Também a apresentação de produtos, sempre que não está focada na sua comercialização "live", como é o caso do lançamento de alguma novidade, se encaixa nesta formação de valor.

Neste caso particular, são actividades que são bastante apelativas para os clientes mais fidelizados, e para as "tribos" que envolvem as marcas.

Uma construção que deve fazer parte da aposta das marcas e dos seus departamentos de marketing e ou comunicação.


A maior parte das actividades desenvolvidas on-line focam-se neste objectivo.


A criação de valor monetário com a realização de uma actividade on-line é mais rara e adequa-se a tipos de marcas e produtos mais específicos, nomeadamente por se encontrarem mais próximas dos consumidores. E naturalmente de menor envolvimento. Normalmente os que são B2C.


Estas acções exigem que a empresa se prepare para que as interacções e processamentos decorram de forma fluida gerando uma experiência de excelência junto destes públicos.

Assim proporciona-se a oportunidade da venda imediata durante o próprio evento e após a sua conclusão.


E o que está implícito no desenvolvimento deste tipo de acções?


Alguns cuidados devem ser tidos e acautelados para o seu desenvolvimento.

Por exemplo, antes do seu desenvolvimento definir com precisão o que se pretende atingir e que soluções estarão envolvidas.


Definir se se pretender desenvolver soluções ao vivo ou em diferido; se vamos ter a participação de terceiros e que materiais vão ser utilizados no decurso das apresentações.

Tudo contribui para o desenvolvimento de uma boa solução para todos os que estão envolvidos, e particularmente para quem assiste.

Até o horário e dia da sua realização pode ser muito importante, bem como a divulgação atempada.


A definição das plataformas também é fundamental. Estas devem estar adequadas aos objectivos das acções. Também os meios técnicos e as soluções de suporte devem ser testadas e desenvolvidas de modo a poderem ser integradas no processo e preparadas para a transmissão.


Algumas das soluções podem passar por:


- Fazer negócios em eventos on-line - dinamizando as soluções on-line, como apresentações e venda de produtos

- Conferências e seminários são formas de gerar networking que podem resultar em negócios (mas há algumas regras e soluções a implementar para ser ter resultados, como já podemos observar).


Neste último tipo de acção, e de modo a potenciar o negócio, e a título de exemplo, soluções complementares e a versatilidade da plataforma é fundamental, para se dinamizarem acções antes, durante e após os eventos on-line.


Agora que já desvendamos um pouco sobre este mundo que circula em torno dos streamings e dos eventos on-line, que tal experimentar?


Fale connosco e vamos desenvolver a solução que responda às necessidades da sua marca e ou produto.

Quem sabe encontramos a "história" e a presença "live" que faltava?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo